Acceso

Localizada no extremo sul de Ilhabela, uma magnífica ilha na costa norte do estado de São Paulo, a 190km da Capital, Junto a uma comunidade isolada, acessível apenas a pé ou de barco, próximo ao que se tem de mais belo da Floresta Atlântica, se encontra Bonete.

O acesso a Bonete se dá de três formas:

  • Por trilha – fazendo o trekking pela antiga estrada de 12 km (nível 3-4 / médio-forte). Você fará o passeio em torno de 3 a 5 horas. Neste caminho que passa pelo meio do Parque Estadual de Ilhabela você vai observar pássaros raros e beber das cachoeiras quanta água quiser. Chegando, você vai avistar, do alto, as baias do Bonete e Enchovas e os ilhotes de Indaiaúba. Imperdível!
  • Barco – Este serviço está disponível se as condições do mar permitirem uma navegação segura e confortável, por isso recomendamos sempre estar preparado para fazer a caminhada.
  • Helicóptero – fica sujeito às condições meteorológicas de pouso e decolagem.

map ilhabela bonete

Mas detalles:

  • De carro

São Sebastião, siga os sinais para a balsa. Dica: em períodos festivos vale utilizar o serviço de hora marcada para evitar as filas consideráveis que se formam. Para tanto, é conveniente agendar pelo site www.dersa.sp.gov.br e marcar a hora de travessia tanto no sentido São Sebastião – Ilhabela como no inverso.

  • De Barco:

Para quem vem de barco, podemos agendar o embarque direto de São Sebastião, se assim preferir.

  • Na Caminhada:

Para quem vai na caminhada, para chegar até a trilha, basta atravessar a balsa, cerca de 20 minutos e seguir de carro sentido sul até chegar no fim do asfalto, que fica bem em frente ao restaurante Nova Yorkií. Ao lado do restaurante tem um estacionamento, onde você pode optar por deixar o carro, pois se a volta for de barco, você desembarcara justo ai. O restaurante é uma atração da ilha, tem uma bela gastronomia e uma vista linda.
Ou você pode dirigir mais 1,5 km em estrada de terra acidentada e estacionar o seu carro no ultimo estacionamento particular. De lá, você já estará com o pé na trilha.

  • De ônibus

Você poderá utilizar o serviço de ônibus prestado pela empresa Litorânea, que está no Terminal Rodoviário do Tietê; e para se chegar lá basta embarcar na linha azul do Metrô e descer na própria estação Tietê. A Litorânea dispõe de ônibus que fazem o trajeto São Paulo – São Sebastião diretamente (Via Dutra). A viagem durará 3 ½ horas em média. Ao chegar a São Sebastião é só pedir ao motorista para deixar você na balsa; basta tomá-la e cruzar para Ilhabela. Caso vai vir de barco tem a opção de embarcar já em São Sebastião, basta pedir para descer em frente ao terminal Petrobras já no centro de São Sebastião, e seguir ate a Praia do Tebar, onde será feito o embarque. Para quem vai pegar a trilha, o ônibus te deixa em frente a Balsa.
A travessia dura entre 18 e 25 minutos, oferecendo uma perspectiva maravilhosa de Ilhabela.

Para os visitantes que desembarcarem no Aeroporto de Guarulhos – SP há a opção de pegar um ônibus que vai direto com Litorânea. O telefone para contato é o (011) 37753850.

Ao desembarcar da balsa, logo ao lado tem o ponto de ônibus. Deste ponto pega-se o ônibus sentido Borrifos, percorrendo os 20 km, sempre com uma bela vista do mar até o final do asfalto que termina no restaurante Nova Iorquií, que é o ponto final do ônibus e de onde começa a caminhada.